Comunicar-se é trocar idéias e informações conversando, gesticulando ou escrevendo. A comunicação é um processo ativo presente em todos os relacionamentos significativos. consiste não apenas em falar, mas também em ouvir, olhar, sentir. apesar de as pessoas terem estilos de comunicação diferentes, cristãos espiritualmente maduros procuram sempre melhorar sua comunicação com Deus e com outras pessoas.
As palavras são poderosas. Aquilo que dizemos pode animar ou desanimar. As Escrituras ensinam os cristãos a controlar a língua, e falar apenas com bondade. O livro de Provérbios trara da importância de ouvir com entendimento aquilo que os outros dizem.
Muitos conceitos não podem ser expressos apenas por palavras. A linguagem corporal, expressão facial, tom de voz e outros meios não verbais são essenciais para uma comunicação eficaz. De acordo com os estudiosos dessa área, dois terços do significado de uma mensagem são transmitidos de forma não-verbal e apenas um terço é comunicado em palavras.
É evidente que a comunicação vai além da transmissão de informações. As mulheres, em particular, usam a comunicação para expressar mais sentimentos do que fatos, considerando-a mais um instrumento para desenvolver afinidades do que uma forma de relatar dados.
O apóstolo paulo ressalta a importância da comunicação e fornece diretrizes para o comportamento verbal. Os cristãos devem;
- Dizer a verdade em amor.
- Controlar as palavras iradas
- Dizer palavras de ânimo e cura.
- Evitar palavras insensíveis ou amarguradas.
- Dizer palavras de perdão.
Berenice Domiciano. PsicopedagogaCristã
Nenhum comentário:
Postar um comentário