terça-feira, 14 de julho de 2020
O papel do psicopedagogo na prática
Cabe ao psicopedagogo explorar a prática da arte no processo de desenvolvimento da inteligência, do aprendizado e das relações humanas tanto como atividade racional quanto como necessidade social. Também cabe à ele utilizá-la como um recurso terapêutico, como um elemento enriquecedor do currículo e como um instrumento de suporte do processo de ensino-aprendizagem. É ainda sua responsabilidade criar uma metodologia que transcende a vivência intelectual cultural e que seja inserida no processo de desenvolvimento integral da criança e do adolescente como um ser completo. Um método ou uma prática que não apenas "ensine a tocar, representar, recitar ou pintar", uma oportunidade de exploração dos infinitos vieses de trans disciplinaridade o que a arte possibilita, ao mesmo tempo que propicia ao educando a compreensão do seu universo interior e exterior .Entre essas emoções, podem ser citadas: realização pessoal, satisfação, prazer, equilíbrio, alegria, paz, compreensão, confiança, reciprocidade, identificação com o outro e comunhão com o semelhante e com o universo. Brincar, criar, expressar-se, comunicar-se, trabalhar em grupo, experienciar a cooperação, seguir o caminho da própria imaginação ... Talvez tudo isso seja um doce e divertido remédio para ajudar o homem a lidar melhor com a sua própria realidade em si mesmo, encontrar forças para lutar contra as diversidades que certamente enfrentará..
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