Fé supera a razão- Estudo Bíblico
No que diz respeito ao conflito fé-razão, Tomé é o apóstolo que, provavelmente, mais se assemelha aos cristãos da pós-modernidade, pois ele tendia a interpretar os acontecimentos a partir de algum critério prévio, ou seja, a partir de um pressuposto racional. O apóstolo ousava perguntar quando as respostas pareciam óbvias;aparentemente, ele não temia passar por incrédulo ou ignorante.
AS RESPOSTAS QUE A DÚVIDA OFERECE.
O tom terminante e categórico que encontramos nas falas do apóstolo traduz primacialmente seu desejo de conhecer a verdade. Porque Tomé ousou perguntar, nós cristãos hoje, temos ciência de pelo menos duas realidades incontestáveis. Vejamos.
Havia provas concretas de ressurreição- Quando Jesus, depois de ressurgir, apareceu aos discípulos pela primeira vez. Tomé não estava presente Jo 20.24. oito dias depois, o Mestre apresentou-se a eles novamente , naquela ocasião, Ele parecia ter um objetivo bastante definido: mostrar a Tomé as marcas da Cruz(Jo 20.25,27). A necessidade de Tomé comprovar graficamente a ressurreição de Jesus conferiu ao cristianismo a prova mais cabal de sua vitória sobre a morte Jo 20.28.29
Há uma resposta , absoluta para todos os questionamentos humanos- Tomé , certa vez, fez-se porta-voz do grupo de discípulos e perguntou ao Mestre: nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho?Cristo imediatamente respondeu:Eu sou o caminho , e a verdade , e a vida. Jo 14.5 A forma de tomé lidar com as dúvidas e os questionamentos permite-nos compreender que não há motivo para atacar aqueles que ainda não conseguiram compreender a razão da esperança que há em nós. 1Pe 3.15, pois o Senhor sabe diferençar os que querem, de fato conhecer a verdades dos que desejam simplesmente confrontá-la sem uma motivação superior, propondo a cada interlocutor uma resposta adequada.
Berenice Domiciano Psicopedagoga Cristã C.F.P .N°.3928
Nenhum comentário:
Postar um comentário