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quarta-feira, 20 de maio de 2020

Aula TDAH Podcast áudio aula Sobre psicoterapia para tratamento

olá alunos ! Sejam bem vindos a aula de TDAH. 


A paz do Senhor estejam com todos . E o Espírito Santo nos  dê forças na nossa caminhada. 

Na  aula passada estudamos  Causas do TDAH, Como é feito o tratamento . Condições mentais  importantes. 

Objetivo da nossa aula é  : A importância da psicoterapia.  
                                           A orientação dos pais. 
                                          A terapia  ajuda 
                                          O prognóstico do TDAH.
                                          Meios de prevenir o TDAH
                                          Barreira  quanto à procura de ajuda e tratamento. do TDAH.


 Vamos lá!

1) Qual o papel da psicoterapia?
R) A  psicoterapia tem um papel importante em reduzir a ansiedade do paciente, ajudá-lo a criar uma estrutura para sua vida e reduzir a exigência de ser perfeito. 
 
A terapia ajuda na compreensão e aceitação do uso de medicamentos.

2) Como deve ser a orientação dos pais.?
R) A orientação dos pais é muito importante para que eles compreendam que a permissividade não é benéfica a seu filho, aceitem suas limitações e exijam aquilo que se exige de outras crianças. 

3) Qual é o curso e o prognóstico do TDAH?
R) O curso do TDAH é altamente variável. 
  Os sintomas podem persistir na adolescência e na vida adulta; podem desaparecer na puberdade; ou a hiperatividade pode desaparecer, mas o déficit de atenção e os problemas com o controle dos impulsos podem persistir.

A hiperatividade , geralmente, é o primeiro sintoma a desaparecer e a distraibilidade , o último..

4) Quando ocorre a remissão dos sintomas?
R) É entre a idade de 12 a 20 anos. A remissão pode ser seguida de uma adolescência e vida adulta produtivas, boas relações interpessoais e poucas sequelas importantes.

5) Os sintomas do TDAH permanecem na vida adulta?
R) Em 15 a 20% os sintomas do TDAH permanecem na vida adulta. 
Cerca de 25% das crianças com TDAH podem se tornar delinquentes na adolescência ou desenvolver um transtorno de personalidade anti-social na vida adulta ou ambos.
Os estudos mostram que o tratamento dos portadores do TDAH melhora significativamente o prognóstico.

6) Existem barreiras à procura de ajuda e tratamento para o TDAH?
R) As barreiras exixtem e vão desde a dificuldade que pais e professores têm de reconhecer a necessidade de procurar ajuda para uma criança, a dificuldades financeiras, a expectativas negativas quanto ao tratamento e temor do estigma.

7) E as iniciativas escolares podem contribuir para a detecção do TDAH?
R Sim, as iniciativas educacionais podem melhorar as possibilidades de detecção e encaminhamento precoce de portadores do TDAH para o tratamento.

Conclusão  : É nossa esperança também que aqueles que foram esclarecidos através das orientações informais se tornem mais inclinados à bondade e à compreensão para com as pessoas que tanto necessitam sentir-se amadas e desejadas. Se assim procederem estarão contribuindo grandemente para que a Psicopedagogia preventiva atinja sua meta final- o amparo para você e para os outros contra uma infelicidade desnecessária. 

Na próxima aula , estudaremos o TDAH no adulto. Programa de tratamento do paciente. 
 Fiquem com Deus Até a próxima aula E bons estudos. !

Podcast - áudio-
Aula Espaço de Psicopedagogia Bedomiciano. áudio- aulas às 3ª e 5ª - 









terça-feira, 19 de maio de 2020

TDAH

Olá alunos. ! Sejam bem vindos a  aula do Espaço de Psicopedagogia Bedomiciano
 Que a paz do Senhor  esteja com todos vocês e a força do Espírito Santo renove as nossas esperanças  e nossas  limitações para o Crescimento pessoal e profissional. 
Na   aula passada nós estudamos  algumas questões relacionadas  do TDAH. Hoje daremos   continuidade  à
Temática. Transtornos de Deficit de atenção e Hiperatividade. TDAH. Vamos às perguntas:

1)Existem exames específicos para ajudar no diagnóstico do TDAH?
R) Não existem exames de laboratório e de neuroimagens específicos para o TDAH.
      O diagnóstico é feito a partir da demonstração de características neuro comportamentais de desatenção e hiperatividade/ comprometedoras do funcionamento do indivíduo e impróprias para determinada fase do desenvolvimento.

  2) O que se verifica no processo diagnóstico?
R) É utilizada a história clínica completa, entrevistas( com criança, pais e professores ). Alguns testes e questionários podem dar uma contribuição ao diagnóstico

3) Que condições mentais são importantes de serem diferenciadas do TDAH?
R) O principal interesse neste campo é discernir os distúrbios primários da atenção daqueles que são secundários a outros transtornos. O retardo mental não reconhecido, as dificuldades específicas de aprendizagem, os distúrbios específicos da fala, os transtornos mentais ( transtorno do afeto, transtorno ansioso, transtorno dissociativo ou transtorno de personalidade) podem simular os transtornos de atenção. Muitas vezes estes distúrbios coexistem com o TDAH e podem não permitir uma boa diferenciação. A presença de transtorno generelizado do desenvolvimento e transtornos psicóticos dificultam o diagnóstico do TDAH.

4) Qual é a causa do TDAH?
R) A causa do TDAH ´e desconhecida e é bastante provável que ela seja multifatorial. 
A ocorrência do TDAH está relacionada a certo número de fatores de risco pré-natais: tabagismo e alcoolismo materno e sofrimento emocional pré-natal. É comum a associação com baixo peso ao nascimento, que pode ser determinado por vários fatores. 

  Estudos de gêmeos, irmãos e meio-irmãos , adotados e famílias apontam para um componente genético importante. 
  Tem sido demonstradas anormalidades neurobiológicas no córtex pré-frontal ( área envolvida com a função executiva) e no giro cingulado ( área cerebral envolvida na concentração e seleção de respostas.

 As pesquisas têm mostrado, de maneira consistente, uma diminuição da transmissão dopaminérgica ( uma substância química transmissora de mensagens no sistema nervoso) nas áreas com anormalidades neurobiológicas.

5) Como é feito o tratamento do TDAH?
R) O tratamento do TDAH é complexo e deve ser coordenado por profissionais  especializados . Envolve o uso de psicofármacos  estimulantes do sistema nervoso central: dextro anfetamina, metifenidato e pemolina. 

  O mecanismo de ação dos estimulante é desconhecido. 
  O uso dos psicofármacos  é controvertido devido às alterações que podem produzir no crescimento e pelo potencial de abuso de substâncias estimulantes do sistema nervoso.


Quando estes fármacos são usados de maneira equilibrada e dentro da faixa terapêutica os benefícios são maiores que os riscos. 

Nossa aula vai ficando por aqui e na próxima orientação  estudaremos sobre o tratamento com a psicoterapia. Fiquem com Deus, e  até a próxima aula. E  Bons estudos!

Áudio aulas Podcast Espaço de Psicopedagogia Be Domiciano.

 

sábado, 3 de agosto de 2019

Os Dez Mandamentos Meditar para o seu Eu.


OS 10 MANDAMENTOS


ÊXODO 20


1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

3 Não terás outros deuses diante de mim.

4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;

10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.

11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

13 Não matarás.

14 Não adulterarás.

15 Não furtarás.

16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.





segunda-feira, 22 de julho de 2019

Cursos livres -Crescimento Psico Espiritual :: Plantao-social-cristao

Cursos livres -Crescimento Psico Espiritual :: Plantao-social-cristao

Fundamentos da  Psicologia: 

Cada um de nós é uma espécie de psicólogo amador. 
Os  psicólogos profissionais não são os únicos que tentam compreender as pessoas. 
Entendendo o que as pessoas fazem:
1- Ao dividir um problema você passa a ter "meio" problema. Compartilhar ajuda a aliviar a carga emocional e o sofrimento.
2- Os vínculos de ajuda tem um poder curativo. A relação terapêutica é uma relação de ajuda, compreensão e apoio. é mais facíl superar dores através de uma relação autêntica de respeito mútuo do que sozinho.
3- Parar, observar, falar e refletir permite analisar a própria vida. Permite mudanças de orientação, sentido, rumo e aprofundamento da experi~encia de vida.
4- Papoterapia. Um bom amigo pode te ajudar a encontrar um caminho de melhora.
Reflexão: Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. Provérbios 11;24

Cursos livres -Crescimento Psico Espiritual

Psicologia para leigos:

1-O que é psicologia?

R. Quais são as idéias que surgem à mente quando as pessoas pensam sobre o tema da psicologia?

Basicamente é o ramo do conhecimento que se concentra nas pessoas, sejam estas indivíduos ou grupos;

A ciência da psicologia já reuniu uma lista bastante impressionante departes psicológicas. 

1- Corpos

2-Mentes

3-Personalidade

4-Desenvolvimento da personalidade

5-Mecanismos de defesa propostos por Freud.

6-A psicologia do self.

7- Habilidades sociais e de relacionamentos.

 

Os psicólogos ainda estão tentando entender cada um dos componentes em um isolamento relativo e descobrindo como todos eles se encaixam. ´

É o ponto crucial do que permanece como uma tarefa formidável para desenvolver uma ciência humana abrangente.

 

 

 

A  psicologia é o estudo científico do comportamento humano e dos processos mentais. A psicologia se iniciou como um tipo de filosofia, uma forma de pensar sobre os seres humanos em grande subjetiva, especulativa e teórica. Com a contribuição de grandes pesquisadores tais como B. F. Skinner, Wundt, Albert Ellis e muitos outros mais, a psicologia amadureceu ao longo dos últimos 100 anos em direção a uma ci~encia objetiva. Os métodos de experimentação e análise estatística da psicologia continuam a se tornar cada vez mais sofisticados. 

   A Psicologia evoluiu de um estudo do pensamento e da consciência intangível para um estudo com foco no materia- como em cérebros e resultados de testes- graças aos avanços tecnológicos modernos, como testes psicológicos, EEg, RM . sua evolução ainda continua a amadurecer à medida que praticantes tornam-se mais sofisticados em sua compreensão de como o ambiente e diferenças humanas, tais como cultura, etnicidade, gênero ,orientação sexual, exercem impacto na mente e no comportamento das pessoas.










Leia mais: http://preview.plantao-social-cristao.webnode.com/cursos-livres-crescimento-psico-espiritual/

domingo, 21 de julho de 2019

Crescimento pessoal. As Bem-aventuranças


AS BEM-AVENTURANÇAS;

MATEUS 5

1 Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos,

2 e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:

3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.

9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.

12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.


www.plantaosocialcristao.com.br





Ensinar, aplicar um texto bíblico para a vida prática

Ensinar, aplicar um texto bíblico para a vida prática

sábado, 13 de julho de 2019

Sabedoria - Provérbios

Provérbios


                                                  Chave: Sabedoria
Comentário:
                     Entre os Provérbios, a sabedoria começa em Deus; sua centralidade, sua situação básica é dada por sentada em todo o livro. Os sábios se colocam em um mesmo nível. Trata-se dos que confiam em Deus, que o conhecem, que refletem esta confiança e este conhecimento mediante sua conduta reta e amorosa para com seus semelhantes, de acordo com princípios divinamente aprovados. O bom e o mau estão vinculados com a recompensa e com o castigo, uma vez que Deus incorpora em si mesmo o amor e a justiça , de modo que deve promover o bem e evitar o mal.
                    Os padrões positivos e negativos do livro dos Provérbios proporcionam-nos uma prova valiosa de conduta pessoal. O Senhor Jesus Cristo aconselha seus discípulos a serem "prudentes como as serpentes..."(Mateus 10:16). A sabedoria dos Provérbios é o adorno do Antigo Testamento, pelo assim dizer, no que respeita às muitas exortações práticas das epístolas do Novo Testamento, verdade aplicável tanto ao grande discurso de quatorze pontos como à ampla, expressiva e concisa série de instruções e observações de que se compõe a maior parte deste livro, referindo-se aos muitos aspectos de nossa conduta diária.