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sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
Problemas familiares
A curiosidade de EVA
A partir da curiosidade de Eva, de acordo com o relato da origem da humanidade registrado em Gênesis, teve início um verdadeiro pesadelo de pecado e sofrimento. Um mulher que conhecemos pelo nome de Eva estava lá no jardim , ao lado da árvore proibida, ouvido a conversa tentadora de uma astuta serpente. Ela fora criada havia pouco tempo, cheia de admiração e fascinação pelo belo mundo em que tinha sido colocada.. Ela e seu marido Adão eram os governantes e tomavam conta deste mundo.Deus lhes tinha dado apenas uma restrição: não comer do fruto da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.
"Quando a mulher viu que a árvore parecida agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento tomou do seu fruto, comeu-o e deu a seu marido, que comeu também."
Daí, a Queda, em consequência da desobediência a Deus feita pela primeira mulher.
A Bíblia nos aconselha a buscarmos a sabedoria e enaltece homens e mulheres por serem sábios. Provérbio 2323 diz: Cumpre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento.
Deus nos criou com o desejo de aprender conhecer e crescer, O seres humanos estão sempre buscando mais conhecimento, querem sempre explorar e experimentar. isso não é ruim
A história de Eva nos alerta, contudo , que nos alerta, que nossa curiosidade deve ter limites. .Deus coloca limites e estabelece o que podemos ou devemos fazer com o nosso conhecimento.
O erro de Eva foi desobedecer a uma ordem clara dada por Deus, ultrapassando os limites que Ele tinha estabelecido..Desde então, os seres humanos cada vez mais ultrapassam os limites e pagam um alto preço por isso.
Podemos culpar Eva por todos os problemas que a humanidade sofre?
Talvez em vez de culpar uma única mulher por uma escolha que fez, devêssemos olhar para Eva como um símbolo da curiosidade que nós todas temos.
Mas o que Deus pede das mulheres curiosas- e dos homens também! é que seu desejo de crescer e aprender seja guiado pelos limites que Ele colocou. Entre esses limites, os mais importantes são os dois grandes mandamentos que Ele nos deu: Amar a Deus e ao próximo Marcos 12:30,31.
Guarde esses mandamentos como suas diretrizes para estabelecer os limites. Depois saia em sua pópria jornada de exploração e descobertas com a benção de Deus,
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Psicanálise e estética
Dionísio (2010) investe numa aproximação entre a recepção-estética e a Psicanálise quando em relação ao sujeito do inconsciente, à experiência de si defronte às injunções apresentadas pela realidade.
O autor destaca que a análise toca naquilo que há de mais íntimo do sujeito no plano das suas sensações, à semelhança do que seria o encontro do artista e do espectador com a obra de arte. Segundo Rancière (2009), na teoria freudiana, a relação entre o pensamento (consciente) e o nãopensamento (inconsciente) se forma no terreno da estética. Tanto a Psicanálise quanto a estética tratariam do indizível, do que não se pode dizer em palavras e do que está na enunciação dos discursos.
Nesse sentido, parecenos interessante o que discorreu Dionísio (2018) sobre a dimensão sensível da escuta flutuante em Psicanálise e o seu tom análogo ao trabalho de recepção-estética. Das aproximações sugeridas pelos autores, é pertinente uma escuta que seja estética, sensível e implicada nos eventos irrompidos da política econômica capitalista (DIONÍSIO 2010; 2018; RANCIÈRE 2009).
segunda-feira, 16 de novembro de 2020
Fruto do Espírito
terça-feira, 8 de setembro de 2020
Provérbios 25
PROVÉRBIOS 25
Outros provérbios de Salomão, que foram coligidos no tempo do rei Ezequias (até cap 29)
1 Também estes são provérbios de Salomão, os quais transcreveram os homens de Ezequias, rei de Judá.
2 A glória de Deus é encobrir as coisas; mas a glória dos reis é esquadrinhá-las.
3 Como o céu na sua altura, e como a terra na sua profundidade, assim o coração dos reis é inescrutável.
4 Tira da prata a escória, e sairá um vaso para o fundidor.
5 Tira o ímpio da presença do rei, e o seu trono se firmará na justiça.
6 Não reclames para ti honra na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes;
7 porque melhor é que te digam: Sobe, para aqui; do que seres humilhado perante o príncipe.
8 O que os teus olhos viram, não te apresses a revelar, para depois, ao fim, não saberes o que hás de fazer, podendo-te confundir o teu próximo.
9 Pleiteia a tua causa com o teu próximo mesmo; e não reveles o segredo de outrem;
10 para que não te desonre aquele que o ouvir, não se apartando de ti a infâmia.
11 Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.