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sexta-feira, 24 de julho de 2020

Resolução de conflitos na Psicopedagogia Cristã

Durante a nossa vida, encontramos pessoas que veem as coisas de modo diferente de nós. Tudo bem! isso faz com que a vida seja interessante!
Conflito são normais, eles são parte inevitável  da vida.  Ocorrem quando opiniões ou prioridades diferem entre duas ou mais pessoas.
  Na verdade à chegada dos conflitos, podem dar oportunidade para expandir as próprias idéias e aprender algo novo.
Se o conflito  negativo , não for trabalhado apropriadamente, ele pode se tornar o pivô de frequentes brigas e causar sofrimento.Por isso é muito importante aprender  a lidar com os conflitos negativos 

 A bíblia diz que em tempos difíceis,  Jesus salva o seu povo e cuida dos que procuram a sua proteção.

 Portanto , por último,  encham  a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro agradável e decente. Cultive a paciência,o autoconhecimento  resiliência. e auto amor. 
Treine as próprias habilidades pessoais para  encontrar os melhores recursos práticos para conviver com conflitos.
Boa reflexão ! Fiquem com Deus !Bons estudos! Até a próxima aula !

sábado, 18 de julho de 2020

Relações interpessoais para o desenvolvimento e treinamento das habilidades Sociais

                     A falta de harmonia interpessoal pode contribuir  ou conduzir a disfunções e perturbações psicopedagógicas. A psicopedagogia Cristã é a busca de si mesmo através do conhecimento da palavra de Deus
Adquirir nossos talentos, potenciais, aprender aceitar nossos   defeitos , Corrigindo-os. Descobrir a sombra dentro de nós , à imagem e semelhança com Aquele que nos criou.
Dar espaços  às  nossas qualidades. 
Atuar com maior intensidade.
Facilitar nossa vida, nosso aprendizado, diminuindo nossos problemas.
Aprender a tratar emoções negativas tais como; tristeza, medo, rejeição, abandono, orgulho, depressão, angústia, com lucidez, consciência ampliada à luz de Deus. 
Rever nossas crenças, auto-estima, auto-conhecimento, dependência , apego  exagerado. 
E reverter traumas que tivemos no passado como uma ajuda, e obter resultados positivos com essa nova visão Psicopedagógica Cristã. Treinando as habilidades Psico espirituais..
Existem certos estilos e estratégias interpessoais  que podem ser especificadas e ensinadas. e são mais adaptativas  que outros  para encontros sociais.
 Uma vez aprendidos, esses estilos e estratégias melhorarão a competência em situações específicas.
A melhoria na competência interpessoal pode contribuir ou conduzir à melhoria no funcionamento psicopedagógico.
 A psicopedagogia Cristã  compõe-se de uma combinação de procedimentos comportamentais para uns , ou de qualquer procedimento , para outros, dirigidos a incrementar a capacidade do indivíduo para que se implique  na relações interpessoais de maneira socialmente apropriada.Baseada nos princípios Cristãos. 
 Treinamento para atingir os objetivos da resposta.( eficácia nos objetos)
 Treinamento para manter ou melhorar a relação com o outro na interação  ( eficácia na relação)
 Treinamento para manter a auto-estima das pessoas socialmente hábeis ( eficácia no respeito próprio)

 A Psicopedagogia Cristã ,Habilidade  social para  Comportamento assertivo

É o comportamento  interpessoal que implica a honesta e relativamente direta  expressão de sentimentos.
A habilidade de buscar, manter,ou melhorar o reforço de uma relação interpessoal através da expressão de sentimentos . buscando o conhecimento na palavra de Deus 
A expressão adequada , dirigida a outra pessoa, de qualquer emoção que não seja a resposta de ansiedade.Procurando  manifestar um controle Psico espiritual.
O grau em que uma pessoa pode comunicar-se com os demais de modo a satisfazer os próprios  direitos, necessidades, prazeres ou obrigações até um nível razoável, sem prejudicar os direitos , necessidades, prazeres ou obrigações similares do outro., e compartilhar esses direitos com os demais , em um intercâmbio livre e aberto.Usando  modo adequado à situação, respeitando esses comportamentos  nos demais .
Enfim, temos que dizer que a habilidade social  com a intervenção da Psicopedagogia Cristã , está baseada na capacidade de um indivíduo escolher livremente sua ação  com características da conduta espiritualmente eficaz , não danosa.
 Principais tipos de resposta ou dimensões comportamentais que abrangiam as habilidades sociais/asserção. : 
1- A capacidade de saber dizer "não".

2- A capacidade de pedir favores e fazer pedidos.
3- A capacidade de expressar sentimentos positivos e negativos.
4- A capacidade de iniciar, manter e terminar conversações.
Até a próxima aula.
Fiquem com Deus . E bons estudo!

terça-feira, 14 de julho de 2020

O papel do psicopedagogo na prática

Cabe ao psicopedagogo explorar a prática da arte no processo de desenvolvimento da inteligência, do aprendizado e das relações humanas tanto como atividade racional quanto como necessidade social. Também cabe à ele utilizá-la como um recurso terapêutico, como um elemento enriquecedor do currículo e como um instrumento de suporte do processo de ensino-aprendizagem. É ainda sua responsabilidade criar uma metodologia que transcende a vivência intelectual cultural e que seja inserida no processo de desenvolvimento integral da criança e do adolescente como um ser completo. Um método ou uma prática que não apenas "ensine a tocar, representar, recitar ou pintar", uma oportunidade de exploração dos infinitos vieses de trans disciplinaridade o que a arte possibilita, ao mesmo tempo que propicia ao educando a compreensão do seu universo interior e exterior .Entre essas emoções, podem ser citadas: realização pessoal, satisfação, prazer, equilíbrio, alegria, paz, compreensão, confiança, reciprocidade, identificação com o outro e comunhão com o semelhante e com o universo. Brincar, criar, expressar-se, comunicar-se, trabalhar em grupo, experienciar a cooperação, seguir o caminho da própria imaginação ... Talvez tudo isso seja um doce e divertido  remédio para ajudar o homem a lidar melhor com a sua própria realidade em si mesmo, encontrar forças para lutar contra as diversidades que certamente enfrentará..

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Construa um escudo protetor para se defender de ataques verbais

1-Lembre-se  de uma situação em que você manteve a calma, apesar de as circunstâncias serem violentas ou irritantes. Mergulhe mentalmente nessa situação.Imagine que as ofensas batem em você e rebatem, como uma bola de pingue-pongue.Acredite que estará protegido atrás de seu escudo invisível.
3- Imagine que, através desse escudo, você possa ver e ouvir, sem ser atingido pelos ataques alheios.
4- Escolha uma espécie de mantra, uma frase que sirva de " música de fundo" para seu escudo protetor. Repita mentalmente algo como " Isso não é comigo" ou "Isso não me diz respeito".

Construa mentalmente seu escudo protetor invisível.Através dele você conseguirá . ver e ouvir perfeitamente tudo o que acontece ao seu redor, enquanto se mantém protegido. O mau humor e o estado de espírito negativo dos outros deixarão de afetá-lo.

Você ficará tranquilo e seguro em seu próprio território emocional e mental. Nessa posição, será capaz de reagir de forma amável, objetiva e calma. Mesmo que uma tempestade se forme lá fora, ela não o afetará.

O escudo protetor  pode ajudá-lo a enfrentar conversas difíceis e a falar com pessoas mal- intencionadas de forma serena e concentrada.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Aula TDAH Podcast áudio aula Sobre psicoterapia para tratamento

olá alunos ! Sejam bem vindos a aula de TDAH. 


A paz do Senhor estejam com todos . E o Espírito Santo nos  dê forças na nossa caminhada. 

Na  aula passada estudamos  Causas do TDAH, Como é feito o tratamento . Condições mentais  importantes. 

Objetivo da nossa aula é  : A importância da psicoterapia.  
                                           A orientação dos pais. 
                                          A terapia  ajuda 
                                          O prognóstico do TDAH.
                                          Meios de prevenir o TDAH
                                          Barreira  quanto à procura de ajuda e tratamento. do TDAH.


 Vamos lá!

1) Qual o papel da psicoterapia?
R) A  psicoterapia tem um papel importante em reduzir a ansiedade do paciente, ajudá-lo a criar uma estrutura para sua vida e reduzir a exigência de ser perfeito. 
 
A terapia ajuda na compreensão e aceitação do uso de medicamentos.

2) Como deve ser a orientação dos pais.?
R) A orientação dos pais é muito importante para que eles compreendam que a permissividade não é benéfica a seu filho, aceitem suas limitações e exijam aquilo que se exige de outras crianças. 

3) Qual é o curso e o prognóstico do TDAH?
R) O curso do TDAH é altamente variável. 
  Os sintomas podem persistir na adolescência e na vida adulta; podem desaparecer na puberdade; ou a hiperatividade pode desaparecer, mas o déficit de atenção e os problemas com o controle dos impulsos podem persistir.

A hiperatividade , geralmente, é o primeiro sintoma a desaparecer e a distraibilidade , o último..

4) Quando ocorre a remissão dos sintomas?
R) É entre a idade de 12 a 20 anos. A remissão pode ser seguida de uma adolescência e vida adulta produtivas, boas relações interpessoais e poucas sequelas importantes.

5) Os sintomas do TDAH permanecem na vida adulta?
R) Em 15 a 20% os sintomas do TDAH permanecem na vida adulta. 
Cerca de 25% das crianças com TDAH podem se tornar delinquentes na adolescência ou desenvolver um transtorno de personalidade anti-social na vida adulta ou ambos.
Os estudos mostram que o tratamento dos portadores do TDAH melhora significativamente o prognóstico.

6) Existem barreiras à procura de ajuda e tratamento para o TDAH?
R) As barreiras exixtem e vão desde a dificuldade que pais e professores têm de reconhecer a necessidade de procurar ajuda para uma criança, a dificuldades financeiras, a expectativas negativas quanto ao tratamento e temor do estigma.

7) E as iniciativas escolares podem contribuir para a detecção do TDAH?
R Sim, as iniciativas educacionais podem melhorar as possibilidades de detecção e encaminhamento precoce de portadores do TDAH para o tratamento.

Conclusão  : É nossa esperança também que aqueles que foram esclarecidos através das orientações informais se tornem mais inclinados à bondade e à compreensão para com as pessoas que tanto necessitam sentir-se amadas e desejadas. Se assim procederem estarão contribuindo grandemente para que a Psicopedagogia preventiva atinja sua meta final- o amparo para você e para os outros contra uma infelicidade desnecessária. 

Na próxima aula , estudaremos o TDAH no adulto. Programa de tratamento do paciente. 
 Fiquem com Deus Até a próxima aula E bons estudos. !

Podcast - áudio-
Aula Espaço de Psicopedagogia Bedomiciano. áudio- aulas às 3ª e 5ª - 









terça-feira, 19 de maio de 2020

TDAH

Olá alunos. ! Sejam bem vindos a  aula do Espaço de Psicopedagogia Bedomiciano
 Que a paz do Senhor  esteja com todos vocês e a força do Espírito Santo renove as nossas esperanças  e nossas  limitações para o Crescimento pessoal e profissional. 
Na   aula passada nós estudamos  algumas questões relacionadas  do TDAH. Hoje daremos   continuidade  à
Temática. Transtornos de Deficit de atenção e Hiperatividade. TDAH. Vamos às perguntas:

1)Existem exames específicos para ajudar no diagnóstico do TDAH?
R) Não existem exames de laboratório e de neuroimagens específicos para o TDAH.
      O diagnóstico é feito a partir da demonstração de características neuro comportamentais de desatenção e hiperatividade/ comprometedoras do funcionamento do indivíduo e impróprias para determinada fase do desenvolvimento.

  2) O que se verifica no processo diagnóstico?
R) É utilizada a história clínica completa, entrevistas( com criança, pais e professores ). Alguns testes e questionários podem dar uma contribuição ao diagnóstico

3) Que condições mentais são importantes de serem diferenciadas do TDAH?
R) O principal interesse neste campo é discernir os distúrbios primários da atenção daqueles que são secundários a outros transtornos. O retardo mental não reconhecido, as dificuldades específicas de aprendizagem, os distúrbios específicos da fala, os transtornos mentais ( transtorno do afeto, transtorno ansioso, transtorno dissociativo ou transtorno de personalidade) podem simular os transtornos de atenção. Muitas vezes estes distúrbios coexistem com o TDAH e podem não permitir uma boa diferenciação. A presença de transtorno generelizado do desenvolvimento e transtornos psicóticos dificultam o diagnóstico do TDAH.

4) Qual é a causa do TDAH?
R) A causa do TDAH ´e desconhecida e é bastante provável que ela seja multifatorial. 
A ocorrência do TDAH está relacionada a certo número de fatores de risco pré-natais: tabagismo e alcoolismo materno e sofrimento emocional pré-natal. É comum a associação com baixo peso ao nascimento, que pode ser determinado por vários fatores. 

  Estudos de gêmeos, irmãos e meio-irmãos , adotados e famílias apontam para um componente genético importante. 
  Tem sido demonstradas anormalidades neurobiológicas no córtex pré-frontal ( área envolvida com a função executiva) e no giro cingulado ( área cerebral envolvida na concentração e seleção de respostas.

 As pesquisas têm mostrado, de maneira consistente, uma diminuição da transmissão dopaminérgica ( uma substância química transmissora de mensagens no sistema nervoso) nas áreas com anormalidades neurobiológicas.

5) Como é feito o tratamento do TDAH?
R) O tratamento do TDAH é complexo e deve ser coordenado por profissionais  especializados . Envolve o uso de psicofármacos  estimulantes do sistema nervoso central: dextro anfetamina, metifenidato e pemolina. 

  O mecanismo de ação dos estimulante é desconhecido. 
  O uso dos psicofármacos  é controvertido devido às alterações que podem produzir no crescimento e pelo potencial de abuso de substâncias estimulantes do sistema nervoso.


Quando estes fármacos são usados de maneira equilibrada e dentro da faixa terapêutica os benefícios são maiores que os riscos. 

Nossa aula vai ficando por aqui e na próxima orientação  estudaremos sobre o tratamento com a psicoterapia. Fiquem com Deus, e  até a próxima aula. E  Bons estudos!

Áudio aulas Podcast Espaço de Psicopedagogia Be Domiciano.

 

sábado, 3 de agosto de 2019

Os Dez Mandamentos Meditar para o seu Eu.


OS 10 MANDAMENTOS


ÊXODO 20


1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

3 Não terás outros deuses diante de mim.

4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;

10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.

11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

13 Não matarás.

14 Não adulterarás.

15 Não furtarás.

16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.