terça-feira, 14 de julho de 2020
O papel do psicopedagogo na prática
Cabe ao psicopedagogo explorar a prática da arte no processo de desenvolvimento da inteligência, do aprendizado e das relações humanas tanto como atividade racional quanto como necessidade social. Também cabe à ele utilizá-la como um recurso terapêutico, como um elemento enriquecedor do currículo e como um instrumento de suporte do processo de ensino-aprendizagem. É ainda sua responsabilidade criar uma metodologia que transcende a vivência intelectual cultural e que seja inserida no processo de desenvolvimento integral da criança e do adolescente como um ser completo. Um método ou uma prática que não apenas "ensine a tocar, representar, recitar ou pintar", uma oportunidade de exploração dos infinitos vieses de trans disciplinaridade o que a arte possibilita, ao mesmo tempo que propicia ao educando a compreensão do seu universo interior e exterior .Entre essas emoções, podem ser citadas: realização pessoal, satisfação, prazer, equilíbrio, alegria, paz, compreensão, confiança, reciprocidade, identificação com o outro e comunhão com o semelhante e com o universo. Brincar, criar, expressar-se, comunicar-se, trabalhar em grupo, experienciar a cooperação, seguir o caminho da própria imaginação ... Talvez tudo isso seja um doce e divertido remédio para ajudar o homem a lidar melhor com a sua própria realidade em si mesmo, encontrar forças para lutar contra as diversidades que certamente enfrentará..
quinta-feira, 9 de julho de 2020
Construa um escudo protetor para se defender de ataques verbais
1-Lembre-se de uma situação em que você manteve a calma, apesar de as circunstâncias serem violentas ou irritantes. Mergulhe mentalmente nessa situação.Imagine que as ofensas batem em você e rebatem, como uma bola de pingue-pongue.Acredite que estará protegido atrás de seu escudo invisível.
3- Imagine que, através desse escudo, você possa ver e ouvir, sem ser atingido pelos ataques alheios.
4- Escolha uma espécie de mantra, uma frase que sirva de " música de fundo" para seu escudo protetor. Repita mentalmente algo como " Isso não é comigo" ou "Isso não me diz respeito".
Construa mentalmente seu escudo protetor invisível.Através dele você conseguirá . ver e ouvir perfeitamente tudo o que acontece ao seu redor, enquanto se mantém protegido. O mau humor e o estado de espírito negativo dos outros deixarão de afetá-lo.
Você ficará tranquilo e seguro em seu próprio território emocional e mental. Nessa posição, será capaz de reagir de forma amável, objetiva e calma. Mesmo que uma tempestade se forme lá fora, ela não o afetará.
O escudo protetor pode ajudá-lo a enfrentar conversas difíceis e a falar com pessoas mal- intencionadas de forma serena e concentrada.
quarta-feira, 20 de maio de 2020
Aula TDAH Podcast áudio aula Sobre psicoterapia para tratamento
olá alunos ! Sejam bem vindos a aula de TDAH.
A paz do Senhor estejam com todos . E o Espírito Santo nos dê forças na nossa caminhada.
Na aula passada estudamos Causas do TDAH, Como é feito o tratamento . Condições mentais importantes.
Objetivo da nossa aula é : A importância da psicoterapia.
A orientação dos pais.
A terapia ajuda
O prognóstico do TDAH.
Meios de prevenir o TDAH
Barreira quanto à procura de ajuda e tratamento. do TDAH.
Vamos lá!
1) Qual o papel da psicoterapia?
R) A psicoterapia tem um papel importante em reduzir a ansiedade do paciente, ajudá-lo a criar uma estrutura para sua vida e reduzir a exigência de ser perfeito.
A terapia ajuda na compreensão e aceitação do uso de medicamentos.
2) Como deve ser a orientação dos pais.?
R) A orientação dos pais é muito importante para que eles compreendam que a permissividade não é benéfica a seu filho, aceitem suas limitações e exijam aquilo que se exige de outras crianças.
3) Qual é o curso e o prognóstico do TDAH?
R) O curso do TDAH é altamente variável.
Os sintomas podem persistir na adolescência e na vida adulta; podem desaparecer na puberdade; ou a hiperatividade pode desaparecer, mas o déficit de atenção e os problemas com o controle dos impulsos podem persistir.
A hiperatividade , geralmente, é o primeiro sintoma a desaparecer e a distraibilidade , o último..
4) Quando ocorre a remissão dos sintomas?
R) É entre a idade de 12 a 20 anos. A remissão pode ser seguida de uma adolescência e vida adulta produtivas, boas relações interpessoais e poucas sequelas importantes.
5) Os sintomas do TDAH permanecem na vida adulta?
R) Em 15 a 20% os sintomas do TDAH permanecem na vida adulta.
Cerca de 25% das crianças com TDAH podem se tornar delinquentes na adolescência ou desenvolver um transtorno de personalidade anti-social na vida adulta ou ambos.
Os estudos mostram que o tratamento dos portadores do TDAH melhora significativamente o prognóstico.
6) Existem barreiras à procura de ajuda e tratamento para o TDAH?
R) As barreiras exixtem e vão desde a dificuldade que pais e professores têm de reconhecer a necessidade de procurar ajuda para uma criança, a dificuldades financeiras, a expectativas negativas quanto ao tratamento e temor do estigma.
7) E as iniciativas escolares podem contribuir para a detecção do TDAH?
R Sim, as iniciativas educacionais podem melhorar as possibilidades de detecção e encaminhamento precoce de portadores do TDAH para o tratamento.
Conclusão : É nossa esperança também que aqueles que foram esclarecidos através das orientações informais se tornem mais inclinados à bondade e à compreensão para com as pessoas que tanto necessitam sentir-se amadas e desejadas. Se assim procederem estarão contribuindo grandemente para que a Psicopedagogia preventiva atinja sua meta final- o amparo para você e para os outros contra uma infelicidade desnecessária.
Na próxima aula , estudaremos o TDAH no adulto. Programa de tratamento do paciente.
Fiquem com Deus Até a próxima aula E bons estudos. !
terça-feira, 19 de maio de 2020
TDAH
Olá alunos. ! Sejam bem vindos a aula do Espaço de Psicopedagogia Bedomiciano
Que a paz do Senhor esteja com todos vocês e a força do Espírito Santo renove as nossas esperanças e nossas limitações para o Crescimento pessoal e profissional.
Na aula passada nós estudamos algumas questões relacionadas do TDAH. Hoje daremos continuidade à
Temática. Transtornos de Deficit de atenção e Hiperatividade. TDAH. Vamos às perguntas:
1)Existem exames específicos para ajudar no diagnóstico do TDAH?
R) Não existem exames de laboratório e de neuroimagens específicos para o TDAH.
O diagnóstico é feito a partir da demonstração de características neuro comportamentais de desatenção e hiperatividade/ comprometedoras do funcionamento do indivíduo e impróprias para determinada fase do desenvolvimento.
2) O que se verifica no processo diagnóstico?
R) É utilizada a história clínica completa, entrevistas( com criança, pais e professores ). Alguns testes e questionários podem dar uma contribuição ao diagnóstico
3) Que condições mentais são importantes de serem diferenciadas do TDAH?
R) O principal interesse neste campo é discernir os distúrbios primários da atenção daqueles que são secundários a outros transtornos. O retardo mental não reconhecido, as dificuldades específicas de aprendizagem, os distúrbios específicos da fala, os transtornos mentais ( transtorno do afeto, transtorno ansioso, transtorno dissociativo ou transtorno de personalidade) podem simular os transtornos de atenção. Muitas vezes estes distúrbios coexistem com o TDAH e podem não permitir uma boa diferenciação. A presença de transtorno generelizado do desenvolvimento e transtornos psicóticos dificultam o diagnóstico do TDAH.
4) Qual é a causa do TDAH?
R) A causa do TDAH ´e desconhecida e é bastante provável que ela seja multifatorial.
A ocorrência do TDAH está relacionada a certo número de fatores de risco pré-natais: tabagismo e alcoolismo materno e sofrimento emocional pré-natal. É comum a associação com baixo peso ao nascimento, que pode ser determinado por vários fatores.
Estudos de gêmeos, irmãos e meio-irmãos , adotados e famílias apontam para um componente genético importante.
Tem sido demonstradas anormalidades neurobiológicas no córtex pré-frontal ( área envolvida com a função executiva) e no giro cingulado ( área cerebral envolvida na concentração e seleção de respostas.
As pesquisas têm mostrado, de maneira consistente, uma diminuição da transmissão dopaminérgica ( uma substância química transmissora de mensagens no sistema nervoso) nas áreas com anormalidades neurobiológicas.
5) Como é feito o tratamento do TDAH?
R) O tratamento do TDAH é complexo e deve ser coordenado por profissionais especializados . Envolve o uso de psicofármacos estimulantes do sistema nervoso central: dextro anfetamina, metifenidato e pemolina.
O mecanismo de ação dos estimulante é desconhecido.
O uso dos psicofármacos é controvertido devido às alterações que podem produzir no crescimento e pelo potencial de abuso de substâncias estimulantes do sistema nervoso.
Quando estes fármacos são usados de maneira equilibrada e dentro da faixa terapêutica os benefícios são maiores que os riscos.
Nossa aula vai ficando por aqui e na próxima orientação estudaremos sobre o tratamento com a psicoterapia. Fiquem com Deus, e até a próxima aula. E Bons estudos!
Áudio aulas Podcast Espaço de Psicopedagogia Be Domiciano.
sábado, 3 de agosto de 2019
Os Dez Mandamentos Meditar para o seu Eu.
OS 10 MANDAMENTOS
ÊXODO 20
1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
segunda-feira, 22 de julho de 2019
Cursos livres -Crescimento Psico Espiritual :: Plantao-social-cristao
Cursos livres -Crescimento Psico Espiritual :: Plantao-social-cristao
Leia mais: http://preview.plantao-social-cristao.webnode.com/cursos-livres-crescimento-psico-espiritual/
Fundamentos da Psicologia:
Cada um de nós é uma espécie de psicólogo amador.
Os psicólogos profissionais não são os únicos que tentam compreender as pessoas.
Entendendo o que as pessoas fazem:
1- Ao dividir um problema você passa a ter "meio" problema. Compartilhar ajuda a aliviar a carga emocional e o sofrimento.
2- Os vínculos de ajuda tem um poder curativo. A relação terapêutica é uma relação de ajuda, compreensão e apoio. é mais facíl superar dores através de uma relação autêntica de respeito mútuo do que sozinho.
3- Parar, observar, falar e refletir permite analisar a própria vida. Permite mudanças de orientação, sentido, rumo e aprofundamento da experi~encia de vida.
4- Papoterapia. Um bom amigo pode te ajudar a encontrar um caminho de melhora.
Reflexão: Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. Provérbios 11;24
Cursos livres -Crescimento Psico Espiritual
Psicologia para leigos:
1-O que é psicologia?
R. Quais são as idéias que surgem à mente quando as pessoas pensam sobre o tema da psicologia?
Basicamente é o ramo do conhecimento que se concentra nas pessoas, sejam estas indivíduos ou grupos;
A ciência da psicologia já reuniu uma lista bastante impressionante departes psicológicas.
1- Corpos
2-Mentes
3-Personalidade
4-Desenvolvimento da personalidade
5-Mecanismos de defesa propostos por Freud.
6-A psicologia do self.
7- Habilidades sociais e de relacionamentos.
Os psicólogos ainda estão tentando entender cada um dos componentes em um isolamento relativo e descobrindo como todos eles se encaixam. ´
É o ponto crucial do que permanece como uma tarefa formidável para desenvolver uma ciência humana abrangente.
A psicologia é o estudo científico do comportamento humano e dos processos mentais. A psicologia se iniciou como um tipo de filosofia, uma forma de pensar sobre os seres humanos em grande subjetiva, especulativa e teórica. Com a contribuição de grandes pesquisadores tais como B. F. Skinner, Wundt, Albert Ellis e muitos outros mais, a psicologia amadureceu ao longo dos últimos 100 anos em direção a uma ci~encia objetiva. Os métodos de experimentação e análise estatística da psicologia continuam a se tornar cada vez mais sofisticados.
A Psicologia evoluiu de um estudo do pensamento e da consciência intangível para um estudo com foco no materia- como em cérebros e resultados de testes- graças aos avanços tecnológicos modernos, como testes psicológicos, EEg, RM . sua evolução ainda continua a amadurecer à medida que praticantes tornam-se mais sofisticados em sua compreensão de como o ambiente e diferenças humanas, tais como cultura, etnicidade, gênero ,orientação sexual, exercem impacto na mente e no comportamento das pessoas.
Leia mais: http://preview.plantao-social-cristao.webnode.com/cursos-livres-crescimento-psico-espiritual/
domingo, 21 de julho de 2019
Crescimento pessoal. As Bem-aventuranças
AS BEM-AVENTURANÇAS;
MATEUS 5
1 Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos,
2 e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.
12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.
www.plantaosocialcristao.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)