sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
Como surgiram as Brinquedotecas terapêuticas - Orientação psicopedagógica para Pais, e Professores
Contexto histórico
As brinquedotecas surgiram de acordo com Cunha (1992) por volta de 1934 na cidade de Los Angeles, o dono de uma loja de brinquedos começou a perceber que os seus produtos começaram a ser furtados pelas crianças. Foi então que resolveu notificar o diretor de uma escola próxima. Este chegou à conclusão de que os furtos poderiam estar ocorrendo devido ao fato dessas crianças não possuírem brinquedos e nem terem condições de comprá-los. Surgiu então a idéia de se criar um projeto, em que brinquedos eram emprestados como um recurso comunitário cujo serviço foi chamado de Los Angeles Toy Loan.
Em 1963, em Estocolmo, na Suécia, a idéia começou a ser melhor desenvolvida e ampliada, duas professoras e mães de crianças excepcionais abriram a primeira Lekotek (ludoteca) com o intuito de emprestar brinquedos e também orientar às famílias desse tipo de crianças sobre as melhores formas de brincar com seus filhos. A filosofia básica das Lekoteks era que a aprendizagem ocorresse com o manuseio dos brinquedos, daí a necessidade de oferecê-los a criança de acordo com a sua idade. A partir daí surgiram na Inglaterra, Canadá, Itália, África do Sul, Argentina, Austrália, dentre outros, novos trabalhos com as mesmas perspectivas.
No Brasil, em 1971, por ocasião da inauguração do Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – de São Paulo, houve uma exposição de brinquedos pedagógicos, objetivando divulgar aos profissionais e pais as novidades e os trabalhos voltados para os brinquedos. Com isso criou-se o Setor de Recursos Pedagógicos dentro da APAE, que em 1973 implantou o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, denominado Ludoteca. Diante disso, os que eram do Setor Educacional da APAE foram catalogados e utilizados dentro das bibliotecas circulantes.
Em 1979, a pedido do Centro Nacional de Educação Especial (CENESP) – MEC, foi elaborado o livro Material pedagógico – manual de utilização, pelo MEC – FENAME (Fundação Nacional de Material Escolar), no ano de 1981 em uma nova edição com dois volumes apresentava os brinquedos como instrumentos para enriquecer o processo de aprendizagem. Ainda de acordo com Cunha (1992), nesse mesmo ano, foi divulgado no II Congresso Internacional de Brinquedotecas (Toy Libraries International Conference), realizado em Estocolmo, Suécia.
Essa participação estimulou a vontade de estender o que o brinquedo pode fazer no desenvolvimento cognitivo na vida das crianças. Assim, surgiu a idéia de brinquedoteca, que se tornou realidade na Escola Indianópolis na cidade de São Paulo e abriu suas para que todas as crianças a frequentassem. Em todo país foi o marco da divulgação da brinquedoteca, um momento em que vários segmentos sociais se interessaram por essa forma de trabalho infantil. O que diferenciava a brinquedoteca das toy libraries era a priorização das brincadeiras e não só do empréstimo de brinquedos. A idéia se tornou um sucesso e as brinquedotecas foram surgindo em diversos lugares. Também foi criada para o trabalho com as crianças excepcionais a brinquedoteca terapêutica, na APAE de São Paulo o que contribuiu de forma significativa para difundir a filosofia da brinquedoteca. Atualmente cada nova brinquedoteca que é criada, abre-se um novo espaço não só para crianças, mas também para os adultos trabalharem nela.
Acesse :No Brasil, em 1971, por ocasião da inauguração do Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – de São Paulo, houve uma exposição de brinquedos pedagógicos, objetivando divulgar aos profissionais e pais as novidades e os trabalhos voltados para os brinquedos. Com isso criou-se o Setor de Recursos Pedagógicos dentro da APAE, que em 1973 implantou o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, denominado Ludoteca. Diante disso, os que eram do Setor Educacional da APAE foram catalogados e utilizados dentro das bibliotecas circulantes.
Em 1979, a pedido do Centro Nacional de Educação Especial (CENESP) – MEC, foi elaborado o livro Material pedagógico – manual de utilização, pelo MEC – FENAME (Fundação Nacional de Material Escolar), no ano de 1981 em uma nova edição com dois volumes apresentava os brinquedos como instrumentos para enriquecer o processo de aprendizagem. Ainda de acordo com Cunha (1992), nesse mesmo ano, foi divulgado no II Congresso Internacional de Brinquedotecas (Toy Libraries International Conference), realizado em Estocolmo, Suécia.
Essa participação estimulou a vontade de estender o que o brinquedo pode fazer no desenvolvimento cognitivo na vida das crianças. Assim, surgiu a idéia de brinquedoteca, que se tornou realidade na Escola Indianópolis na cidade de São Paulo e abriu suas para que todas as crianças a frequentassem. Em todo país foi o marco da divulgação da brinquedoteca, um momento em que vários segmentos sociais se interessaram por essa forma de trabalho infantil. O que diferenciava a brinquedoteca das toy libraries era a priorização das brincadeiras e não só do empréstimo de brinquedos. A idéia se tornou um sucesso e as brinquedotecas foram surgindo em diversos lugares. Também foi criada para o trabalho com as crianças excepcionais a brinquedoteca terapêutica, na APAE de São Paulo o que contribuiu de forma significativa para difundir a filosofia da brinquedoteca. Atualmente cada nova brinquedoteca que é criada, abre-se um novo espaço não só para crianças, mas também para os adultos trabalharem nela.
Link : http://afpri.me/baw/473
sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
Curso Cuidador de Idoso - Princípios orientadores- Cuidar do outro
1.1. Princípios orientadores
O preparo de cuidadores exige a definição de uma base conceitual norteadora dos valores e princípios filosóficos, que podem ser reconhecidos pelos pressupostos de Gonçalves e col (1997):
1. O cuidado humano ou "cuidar de si" representa a essência do viver humano; assim, exercer o autocuidado é uma condição humana. E ainda "cuidar do outro" sempre representa uma condição temporária e circunstancial, na medida em que o "outro" está impossibilitado de se cuidar .
2. O "cuidador" é uma pessoa, envolvida no processo de "cuidar do outro" - o idoso, com quem vivência uma experiência contínua de aprendizagem e que resulta na descoberta de potencialidades mútuas: É nesta relação íntima e humana que se revelam potenciais, muitas vezes encobertos, do idoso e do cuidador. O idoso se sentirá capaz de se cuidar e reconhecerá suas reais capacidades;
3. O cuidador é um ser humano de qualidades especiais, expressas pelo forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de doação. Costuma doar-se ou voluntariar-se para as áreas de sua vocação ou inclinação. Seus préstimos têm sempre um cunho de ajuda e apoio humanos, com relações afetivas e compromissos positivos.
Funções - Ajudar nas atividades da vida diária; administrar medicamentos por via oral prescritos pelo especialista; auxiliar na deambulação e mobilidade; cuidados com a organização do ambiente protetor e seguro, acesso a dispositivos de ajuda ( equipamentos ) para a atenção ao idoso; propiciar conforto físico e psíquico; estimular o relacionamento e contato com a realidade e levar o idoso a participar de atividades recreativas e sociais. Conferir sinais vitais, reconhecer sinais de alterações (alerta) e prestar socorro em situações de urgência (os primeiros).Acesse http://www.primecursos.com.br/
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
Musicoterapia Cristã - Qual o objetivo do movimento marcha para Jesus.?Orientação e informação social Cristã
19- Qual o
objetivo do movimento marcha para Jesus?
R- A marcha para
Jesus é um evento internacional e interdenominacional que ocorre anualmente em
milhares de cidades do mundo, onde se ministra a música gospel. Criada e comanda
no Brasil, por lideranças evangélicas, principalmente da Igreja Renascer em
cristo, é um ato pacífico, que prega o consciente e excitante do mover de Deus
nos dias atuais. A Igreja tem a oportunidade de mostrar que não é restrita aos
templos, mas viva e aberta a toda a sociedade , além de unir as igrejas cristãs
em um ato de expressão pública de fé, amor, agradecimento e exaltação do nome
do Senhor Jesus Cristo.
É um movimento
mundial de Louvor e adoração a Deus .Ela tem fundamento bíblico em Ex. 14 .
Josué 6 e João 13:35.
Outro objetivo,
oferecer oportunidade única de viver um momento de comunhão entre adeptos de
todas as denominações evangélicas. E também permite expressar ao mundo a
comunhão dos cristãos e também a fé em Jesus Cristo.
Berenice Domiciano. Psico Pedagoga e musicoterapeuta Cristã
domingo, 4 de dezembro de 2016
quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
Benefícios da musicoterapia para saúde emocional
Veja os principais benefícios da musicoterapia:
– Ajuda no relacionamento entre pessoas;
– Atua no desenvolvimento da inteligência espacial, melhorando as habilidades matemáticas;– Aumenta a concentração e raciocínio lógico;
– Dependendo do ritmo eleva ou diminui a energia muscular;
– Ajuda no tratamento de problemas respiratórios;
– Reduz a fadiga no dia a dia;
– Aumenta as atividades psicomotoras;
– Ajuda no tratamento de hipertensos;
– Previne doenças cardiovasculares.
Berenice Domiciano. Psico pedagoga e Musicoterapeuta Cristã
Onde e como apareceu a música Gospel?
Musicoterapia Cristã.
15-
onde e como apareceu o nome música gospel?
R-
O nome música gospel, vem do inglês americano “gospel” que
aportuguesado é “evangelho”. É um gênero musical de origem
afro-americana, nascido nas fazendas de escravos no sul dos Estado
Unidos . Os escravos cantavam músicas religiosas com mensagens
escondidas em suas letras. As mensagens poderiam conter informações
sobre terrenos , quais estradas e rios evitar e números de homens
patrulhando tais estradas e rios. Essas canções eram cantadas pelos
escravos presos, durante a noite, quando se sabia que havia escravos
em fuga a fim de orientá-los rumo ao norte livre. Esse costume
continuou quando os escravos foram libertados e passaram a cantar
livremente nas igrejas de brancos e em templos afro-americanos por
todo os Estados Unidos.
HISTÓRIA:
O Gospel em sua forma original era geralmente interpretada por um
solista apenas um.solista, apenas um cantor solo, mas acompanhando de
um coro de no mínimo cinco vozes e um pequeno conjunto instrumental.
Grandes intérpretes da música norte-americana começaram assim,
como cantores de gospel nas igrejas. É o caso de Mahalia Jackson,
Bessie Smith e Aretha Franklin, além de Ray Charles. O Gospel ajudou
a moldar toda a música negra dos Estados Unidos no séculos XX,
ragtime , blue e jazz
Berenice Domiciano Psicopedagoga e Musicoterapeuta.Cristã
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