Quem sou eu

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil

domingo, 16 de abril de 2017

Musicoterapia e o fenômeno sonoro

Sobre o fenômeno sonoro
O ruído e o som

O que é música? Com o que fazemos música? Será que os barulhos podem
fazer parte daquilo que chamamos de música?
Desde o início do século XX, a concepção de que a música somente poderia
ser feita a partir de instrumentos musicais que produzissem sons (ondas que vibram
de maneira regular) foi alargada. Compositores de grande influência começaram a
compor também com ruídos (sonoridades que ocorrem a partir de ondas irregulares
e sobrepostas) e demonstraram que qualquer fenômeno sonoro pode transformar-
se, criativamente, em uma estrutura compreensível e que transmita algo.
Nas nossas salas de aula, podemos fazer uso de várias fontes de ruído, combiná-
las, estruturar uma ideia a partir delas e construir uma forma que tenha sentido
e traduza um pensamento ou uma emoção.
A produção do som:
instrumentos de percussão, de sopro e de cordas
A produção do som pode ocorrer de várias maneiras. As tradicionais são
os instrumentos de percussão, de sopro e de cordas, usados na maioria do que até
pouco tempo chamávamos de música.
Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A.,
mais informações www.iesde.com.br
O lúdico na sala de aula e a escolha dos conteúdos em Arte – o fenômeno sonoro
58
Os instrumentos de percussão são todos aqueles em que se bate, se percute. Nesse grupo, estão
os tambores com suas inúmeras formas, o triângulo, os pratos, o xilofone, o metalofone, o litifone, os
pauzinhos, os chocalhos, o berimbau, o piano (pois martelos batem nas cordas) e a bateria.
Instrumentos de sopro são todos os que produzem sons por intermédio de uma coluna de ar: as
flautas doces, as flautas transversais, os apitos, o oboé, a clarineta, o fagote, o trompete, a trompa, o
trombone, a tuba, o órgão antigo (de tubos).
Os instrumentos de corda são divididos em: instrumentos de cordas dedilhadas, friccionadas
e pinçadas. Ao primeiro grupo pertencem o violão, o bandolim e o alaúde; ao segundo, o violino, a
viola, o violoncelo, o contrabaixo; e ao terceiro, o cravo e a harpa.
Esses instrumentos eram os mais usados, até que se descobriu a eletricidade. A partir daí, foram
surgindo outros como a guitarra elétrica, o baixo e o teclado. Com o desenvolvimento do computador
apareceu o sintetizador, que cria e manipula sons, imita instrumentos tradicionais etc.
Estes são os instrumentos musicais mais usados, atualmente. No entanto, cada civilização, cada
sociedade no decorrer da história criou e desenvolveu seus próprios instrumentos, todos eles com o
fim específico de criar um determinado tipo de sonoridade. Eram feitos dos mais variados materiais,
desde pedras, paus, bambu, madeira, conchas, couro, ossos, cerâmica, cobre, prata, latão, zinco, até
vidro, cristal, marfim e ouro.
Nós mesmos podemos fazer instrumentos com objetos e materiais que encontramos a nossa volta.
Agudo e grave, forte e fraco, timbres
Os sons têm algumas características especiais, entre as quais podemos distinguir especialmente:
a tessitura – o som pode ser agudo, médio ou grave em toda a sua gama. De maneira geral,
quanto menor o instrumento ou a corda, mais agudo é o som; quanto maior, mais grave.

sábado, 15 de abril de 2017

Inclusão - Informática na educação

Informática na educação: perspectivas de inclusão

A amplitude de recursos oferecida pela informática representa uma contribuição inestimável para o alcance de inúmeros objetivos da escola regular que atende pessoas com necessidades especiais. Dentre os inúmeros, citamos a possibilidade da comunicação alternativa, intermediada por interfaces, e o uso da tecnologia para a construção do conhecimento. É também um recurso poderoso como instrumento de análise das dificuldades intelectuais , permitindo explorá-las e até minimizá-las, possibilitando, desta forma, um feedback do desenvolvimento intelectual e a elaboração de ideias(NARDI, 1998).
A partir de experiências da utilização das tecnologias da informação e comunicação em instituições ou classes de educação especial, percebemos o quanto a tecnologia pode ser útil, abrangendo desde as possibilidades de expressão de uma ideia por meio de um editor de texto, de um editor de desenhos, de software específicos para comunicação alternativa até produções que têm como proposta a construção do conhecimento, utilizando software de autoria, manipulação de banco de dados, construção e transformações de gráficos, planilhas e recursos da internet

sexta-feira, 31 de março de 2017

Neurolinguagem -programação

Programação de Neurolinguagem

Se atuamos através do canal visual por exemplo, tudo que nos chama a atenção, que nos marca, é a cor , o modelo, a estrutura, a ordem, a limpeza, o brilho, etc..., Enfim fazemos imagem de tudo o que nos é dito. Exemplo: ao nos recordarmos de algo que nos aconteceu no passado, a imagem nos vem com todos os detalhes , uma paisagem por exemplo, ou uma roupa nos aparece na mente com toda a sua cor.
• Se observarmos o sistema de comunicação que nós os humanos usamos então, se você estiver vendendo um carro, e o seu cliente for mais visual, não adianta tentar convencê-lo que o carro é macio, ele vai se interessar pela cor, pelo modelo, os detalhes que fazem o carro mais bonito, e é lógico que imediatamente vai aparecer em sua mente a imagem dele, já dirigindo o carro.
• Se atuamos através do canal auditivo o que nos chamará a atenção será uma música, uma palavra, um som, um barulho, etc. Aqui a imagem ficará gravada em nosso subconsciente e nós nos lembraremos dela assim que o mesmo som for emitido. Exemplo: ao nos lembrarmos de uma festa, todas as imagens gravadas estarão ligadas a alguma música tocando no fundo.
• Seguindo o mesmo exemplo da venda do automóvel, se neste caso o seu cliente for mais auditivo, assim que você mostrar o carro à ele, o que chamará sua atenção será o barulho que o carro faz, então de imediato ele precisará da chave para fazer o carro funcionar e ouvir o seu “ronco”.
• Se atuamos através do canal cinestésico o que nos chamará a atenção será um abraço, um toque, o sentimento. Exemplo: Algo que ficou em nossa memória, nós nos recordaremos dando ênfase a todos os sentimentos bons ou ruins relacionados aquele fato. Se o seu cliente for mais cinestésico, ele nem notará muito a beleza do carro que está a sua frente, mas passará a mão nos bancos, apertará o volante para sentir se é macio, sentará imediatamente para sentir se é confortável.

Depois que a informação, ou evento externo são captados pelos nossos canais sensoriais, fazemos uma “filtragem” ou “triagem” dessas informações antes de formarmos uma R.I. (ulos.Representação Interna), a R.I. determina nosso comportamento exterior ou resposta aos estímulos


SISTEMA DE FILTRAGEM

Nossos filtros internos de processamentos, determinam como nós omitimos, distorcemos ou generalizamos as informações recebidas de
forma visual, auditiva ou cinestésica.

OMISSÃO

É quando seletivamente prestamos atenção a certos aspectos de nossas experiências e omitimos outros, ou simplesmente os anulamos, pois não poderíamos tratar de forma consciente um excesso de informações.

DISTORÇÃO

É quando fazemos mudanças nos dados recebidos pelos nossos sentidos, através de uma
representação distorcida da realidade e aceita como verdadeira pelo nosso consciente .
É também um filtro usado no processo de automotivação.

terça-feira, 21 de março de 2017

Solidão- Terapia social.

A perda do emprego é um duro golpe em muitos níveis. O sentimento de isolamento pode ser muito forte. Enquanto estiver procurando por um novo trabalho, procure também pessoas que entendam o que está passando e que possam auxiliar. Quer conversando, orando com você, ou mesmo dando o suporte necessário para novas ideias


 Deus nos deu  talentos  e às vezes não lembramos que os possuímos. 

O início  de um novo trabalho é considerado uma nova aventura. Novas probabilidades. . Mas também pode levá-lo a sentir-se desajeitado e fora de lugar durante algum tempo até que você passe a conhecer seus novos companheiros. Seja paciente - você logo se sentirá melhor.

 Muitas das maiores transições existenciais podem levá-lo a sentir-se solitário, algumas vezes por um pequeno momento.

 Lembre-se: Um porta pode se fachar, mas provavelmente outras abrirão. Creia que Deus é Deus de promessas. O melhor ainda está por vir.
Acesse: Curso Primes- Cursos gratuitos
http://afpri.me/baw/473

sábado, 18 de março de 2017

Palavra da Bíblia para viver cada dia



 Escute o conselho, aceite a correção , e você chegará a ser sábio. Provérbio 19,20,


Escolha , cuidadosamente, a cada dia, qu epostura você vai assumir. Você acorda, e começa a administrar sua via, mas não poder esquecer  de administrar seu próprio Eu, suas emoções e pensamentos.      Sl 118, 24 Este é o dia em que Deus agiu: exultemos e alegremo-h=nos com ele.